Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Poética da alma

Criei este espaço completamente livre com o motivo de mostrar que é possível dar voz ao pensamento liberto na verdadeira expressão do espírito e da alma e as suas paixões! Um sonho inspirado em liberdade e amor.

Poética da alma

Criei este espaço completamente livre com o motivo de mostrar que é possível dar voz ao pensamento liberto na verdadeira expressão do espírito e da alma e as suas paixões! Um sonho inspirado em liberdade e amor.

Civilização ocidental - compreensão de uma pequena parte - excerto filosófico

Ideias, razão e método ( respectivamente; Platão, Aristoteles e Décartes ). O Deus de Platão é a ideia impessoal do Bem; O Deus de Aristoteles é um pensamento que se pensa. Para solicitar um pensamento que pensa mais do que pensa, o infinito não pode encarnar num " Desejável ", não pode como infinito, enclausurar-se num fim. Décartes preocupou-se desde muito cedo em formular um método, que permitisse orientar a razão de forma a atingir o conhecimento verdadeiro.

 

Excerto do historial do pensamento aristotélico:  

 

   No que respeita à ética e à politica, Aristoteles ( Filósofo nascido em Estagina, na Macedónia, em 384 a.c. foi descípulo de Platão e desenvolveu um sistema filosófico que reagia contra o idealismo platónico. Nos dominios da metafisica e da lógica, ainda hoje se faz sentir a sua influência ).

   Na esfera subjectiva, o individuo deve agir livre e responsavelmente, em conformidade com a razão, na busca de uma atitude ética que só se adquire pela a aprendizagem, procurando evitar os extremos condenáveis, na busca de uma situação de equilibrio que garanta não só o bem estar social como a ordem social. Assim propõe que o individuo se deixe guiar pelo primado da coragem ( evitando a cobardia e a temeridade ), da moderação ( oposta quer à devassidão, quer à apatia ) e da generosidade ( afastando-se quer da avareza, seja da prodigalidade - esbanjamento ).

Esta procura do meio termo, se acompanhada por uma preocupação de justiça e amizade, permitirá o acesso ao soberano bem: O relacionamento fraternal entre homens livres, ou seja, a realização da essência do homem enquanto « animal politico » ( isto é social).

   No tocante à politica, procura não os princípios abstractos que deveriam modelar uma cidade utópica, mas esclarecer em que condições concretas pode o ser humano dar satisfação plena à sua essência social.               


René decartes - O inaugurador da época moderna da historia da filosofia, primeiro representante da corrente racionalista. Núcleo de pesquisa filosófica  . o problema do conhecimento.

Dualismo ontológico ( metafisica do ser )- do encontro da substancialidade do eu pensante deriva de Décartes que separa radicalmente substância espiritual e livre da substância material, mecanicamente determinada por Deus. " Eu penso, logo existo#.-    

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.