Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Poética da alma

Criei este espaço completamente livre com o motivo de mostrar que é possível dar voz ao pensamento liberto na verdadeira expressão do espírito e da alma e as suas paixões! Um sonho inspirado em liberdade e amor.

Poética da alma

Criei este espaço completamente livre com o motivo de mostrar que é possível dar voz ao pensamento liberto na verdadeira expressão do espírito e da alma e as suas paixões! Um sonho inspirado em liberdade e amor.

A origem do mal ou a continuação do bem ( possíveis aproximações)

    A área da filosofia que julgo ser de maior interesse , porque busca o melhor modo de vida humano, é a ética, que não tendo os preceitos morais que de certo modo subjugam o ser humano, como a moral, tem como primordial objectivo indicar o melhor modo de viver em sociedade. Ao atingir este pensamento, posso dizer que me encontro num dado paradigma que se pode considerar como uma solução possível de se experimentar e depois ser concretizada.

    Os filósofos pensam muito, reflectem, estudam ,observam e depois tendem em emitir reflexões, e não só veiculam pensamentos e ideias, como as apresentam como dados adquiridos, ou conclusões ou como sabedoria que ensina e alude ao conhecimento.  Numa dessas reflexões, li que ao contrário do que se possa idealizar ou julgar, não é o bem que faz girar o mundo, mas o mal. A minha primeira reacção foi pensar que seria uma ideia errada e não aceitei. Mas hoje em dia já sem culpa formada, não sei, estou na dúvida, procuro indagar, pois se encontro muito mal, também encontro muito bem. Posso também dizer que desde o inicio que foram as pessoas que sempre me inspiraram mais para que sentisse vontade ou de viver, ou de escrever, que para mim são coisas similares, estão interligadas, escrever e viver!  

    Gosto de leitura que me dê conhecimento e sobretudo que me faça pensar e certo dia li algumas linhas escritas por um psiquiatra, que numa das suas considerações afirma que não existem pessoas más por natureza, ou seja que o mal não é inato no ser humano, o mal que existe ou na nossa alma ou demonstrado no comportamento tem a sua origem na doença, em qualquer tipo de doença mental. Os seres humanos são originalmente por natureza bons. Quem melhor que alguém que estuda a psique humana para dar um bom e confiável conhecimento, tenho de considerar isto como uma grande aproximação para a descoberta da origem do mal.

    As ideias e o conhecimento ajudam a construir um mundo melhor, gostava de pensar que sim, mas também não tenho a certeza, sobre isso também li uma das reflexões filosóficas que dizia que o problema para a solução a encontrar para se viver num mundo melhor, não é a escassez de ideias, pois que essas existem numa grande quantidade, os livros estão cheios delas. Então a minha grande pergunta que é universal, o que é que falhou e continua a falhar, para que o mundo seja da maneira que se encontra?        

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.