A importância do fitoplâncton II
Devido à existência de diferentes tipos de fitoplâncton temos também diversas concentrações de clorofila, que por isso se apresentam com variadas cores. Através de satélites sensitivos e instrumentos como " The sea viwing wide - of - view sensor ( thus ), que observam a cor das àreas restritas do oceano que nos ajuda a estimar a quantidade e a classificar o tipo de fitoplâncton nessa área e informa-nos qual a sua saúde e " chemestry " do oceano,
Estas pequenas plantas são o princípio, o inicio da cadeia alimentar na maior parte do planeta terra. À medida que o fitoplâncton cresce e se multiplica, peixes minúsculos e outros animais comem-no como seu principal alimento. Animais maiores comem-nos por sua vez. A industria pesqueira encontra os melhores locais para pesca através da observação das imagens com as diversas cores das determinadas áreas do oceano que sinalizam quais são as áreas mais ricas em fitoplâncton. O fitoplâncton que se revela por meio da cor do oceano frequentemente indica aos cientistas em que àreas do oceano providencia nutrientes para as plantas crescerem.
Ao mesmo tempo as plantas mostram onde a poluição polui o oceano e impede o seu crescimento e onde acontecem súbitas mudanças no clima. Mar mais quente ou mais frio, mais salgado, menos salgado que vai afectar por sua vez o crescimento do fitoplâncton. Desde que o fitoplâncton depende de condições específicas para crescer, ele acaba por se tornar o primeiro indicador numa mudança no ambiente.