Motivações ( Evolução ) - conclusões paradoxais - novo paradigma
Ideias comprovadas " O Homem é uma criação do desejo, não uma criação do necessário " - Bachelard
Durante séculos os pensadores estudaram o que em concreto motivava os seres humanos na sua existência.
Desde de Décartes ( transcrito nas " Paixões da alma " ) que iguala a razão à vontade que impede as inclinações animais e nos torna humanos. Darwin que tem uma concepção cientifica, com a sua teoria evolucionista em que eram inatos nos seres humanos comportamentos humanos e comportamentos animais.
Mais tarde com a antropologia cultural ( estudo do homem, o que constitui as ciências humanas; etnologia, história, sociologia, psicologia social, psicologia geral ) são postos em causa a universalidade dos comportamentos, uma vez que as motivações humanas não são comuns em todas as culturas. A motivação é um dos factores mais influentes no comportamento humano
Donde viemos, para onde vamos
Nos dias de hoje considero que a realidade humana continua a ser cognoscível se se partir do conhecimento do real mais o imaginário, duas partes que se fundem e formam a complexidade dos seres humanos. Do ponto de vista antropológico e particularmente numa dada comunidade que se gere por um conjunto de princípios de referência e orientação a quem a compartilha.
Quando acontece uma alteração nesse conjunto de princípios, ideias e valores que sem querer proporciona uma mudança de situações pode ocasionar novas visões da realidade, o que leva a um salto de paradigma.
Sem nos apercebermos o que está a acontecer, a mudança não se transforma em mudança e permanece numa realidade inexistente e numa congelação de conceitos que já não têm qualquer ponto de viabilidade na realidade que se vive.