Das ideias de origem à reflexão critica das diferentes matérias
Este desencontro entre o ser e o estar pode-se explicar mais facilmente se o fizer do ponto de vista poético pois o ser poeta ou poetisa tem um cariz de pouca inteligibilidade em que a procura constante é e sempre será a busca de um possível equilíbrio entre o ser e o estar.Os poetas são intrinsecamente ligados à verdade, à justiça, a um ideal de perfeição e ao mesmo tempo têm uma exigência constante pela sua liberdade, quer artística quer para o mundo( que é a sua casa, è o seu ponto mais alto de criação é a partir dele que criam e sonham ). Não concebem a vida sem um lugar para sonhar sempre com um mundo melhor.Tudo isto se encontra inevitavelmente nas ideias de origem que estão impregnadas de pureza e de verdade.
Para o poeta crescer tem de sofrer muito mais do que o que seria necessário.. Tem de haver uma parcial libertação das ideias puras Que lhe conferem a sua natureza e verdade. Ao evoluir da sua essência que o prende numa imobilidade que o torna prisioneiro de si mesmo sem entender porquê e adormece num sono silencioso e muito doloroso.
Após ter a muito custo ultrapassado esta experiência, por isso a entendi senti que as ideias estavam também prontas para evoluir para uma nova fase e um novo dinamismo. Tentei transmutar situações iguais para contextos diferentes numa tentativa de tornar as ideias mais aproximadas da realidade. Assim poderia dar lugar à sua reflexão critica mais aproximada do homem real. Objectivo principal desta minha reflexão, a aproximação ao homem.